Se você estivesse hoje em Dublin, na Irlanda, provavelmente iria encontrar muita gente vestida de verde e celebrando o dia de São Patrício. O padre que viveu no século IV é considerado um dos padroeiros da Irlanda e dá nome a uma das comemorações de dias santos maias celebradas pelos países que falam a língua inglesa.
Nascido na Bretanha, Patrício foi raptado por piratas irlandeses na adolescência e levado como escravo. De acordo com a confissão dele, Deus lhe disse, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha. Em seu retorno, logo se juntou à Igreja em Auxere, para se tornar padre.
Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar a Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluia o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461.
A data da morte do evangelizador cristianista levou à celebração do Saint Patrick’s Day. E a cor verde provém da metáfora que fazia utilizando o trevo, verde. Além disso, especialemnte na Irlanda, onde acontecem desfiles nas ruas e festas noite adentro, o verde está associado à primavera. Pela tradição as crianças que não se vestem de verde nesta data levam uma beliscada dos colegas neste dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário