A data de hoje, 14 de fevereiro, é especial em algumas partes do mundo. Países como os Estados Unidos da América (principalmente), o Canadá, a Itália... comemoram o Dia de São Valentim, que corresponde ao Dia dos Namorados que comemoramos em 12 de junho no Brasil.
Os “Valentines”, cartões alusivos à data, são a maior marca do 14 de fevereiro, o segundo feriado mais comemorado nos EUA. Inclusive há Valentines especiais com mensagens dirigidas a membros da família, com uma conotação um pouco diferente da que temos no nosso Dia dos namorados. Mas, 12 de junho ou hoje, 14 de fevereiro, ou seja lá a data que for, será sempre um “bom dia” para demonstrar carinho, afeto, amor, às pessoas que amamos, especialmente aquela com quem dividimos e compartilhamos nossa vida. Por isso o desejo do Yázigi Ijuí neste “Valentine’s Day” é que a gente comemore, independente da cultura, o amor.
Origem da data - Segundo a lenda, o imperador Cláudius II estava mais interessado em seu exército e nas guerras do que na vida em família e estava convencido de que os solteiros, sem esposas nem filhos, eram melhores soldados do que os casados e não teriam medo no campo de batalha. O imperador foi tão longe a ponto de ditar uma lei proibindo o casamento. São Valentino, contudo, desafiou o imperador e continuou a celebrar matrimônios em segredo, até ser descoberto, preso e executado. O outro São Valentino também viveu sob o império romano. Ele levava uma vida simples e era especialmente bondoso com as criancinhas. Um dia, Valentino foi jogado na prisão pelos romanos por ter se recusado a adorar os deuses deles. Dizia-se que as crianças escreviam mensagens de amor para ele e as lançavam pela janela da cela. Estes foram os primeiros cartões do "dia dos namorados". Mas não existe nenhum registro histórico disso.
Cartões - Os cartões que conhecemos hoje foram feitos pela primeira vez por volta de 1800 e alguns eram bem enfeitados e decorados com pássaros e flores. Hoje, alguns dos cartões mais populares são os de humor.
Comemoração - No Brasil a data alusiva aos namorados acontece às vésperas do dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Na Itália as pessoas fazem um grande banquete no dia 14 de Fevereiro. Na Inglaterra, as crianças cantam canções a recebem doces e balas de frutas de seus pais. E na Dinamarca as pessoas mandam flores prensadas umas às outras, chamadas "flocos de neve". No Japão a data foi introduzida em 1936 e o costume neste dia é as mulheres presentearem os seus amados com caixas de chocolates. Nos Estados Unidos os adultos costumam comprar cartões para acompanhar presentes mais elaborados como doces, flores ou perfumes. Nas escolas as crianças apreciam comprar ou fazer cartões para seus amigos e professores.